As galerias do Legislativo de Santa Maria ficaram lotadas para acompanhar a sessão solene de entrega dos Títulos de Benemerência, realizada no final da tarde de quarta-feira (3), em reconhecimento a pessoas que trabalham pela cidade. Foram homenageados os médicos Claudio Azevedo e Renor Beltrami, o bancário aposentado Adão Fighera, o tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva e o economista Abdon Barretto Filho.
Com a presença de familiares, amigos, empresários e políticos, os homenageados receberam os títulos de Cidadão Santamariense, Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito e Vereador Emérito e a Medalha Coração do Rio Grande.
A cerimônia de quase três horas foi marcada pela emoção e pelo resgate das trajetórias tanto pelos oradores quanto pelos homenageados. O médico Claudio de Azevedo, por exemplo, lembrou de algumas episódios tristes.
– Há outras experiências que não atuei como médico, mas como gestor de crise: o trágico e marcante evento da boate Kiss, cujas vidas que foram salvas serão sempre um alento para a dolorosa tragédia, e a pandemia da Covid-19 – afirmou ele.
Já o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Sallet aproveitou para anunciar que está deixando o comando em Santa Maria.
Foram encarregados por fazer as homenagens, os parlamentares Werner Rempel (PCdoB), Manoel Badke (União Brasil), Maneco, Marina Callegaro (PT), Robertão Leitão (Progressistas) e Tubias Callil (MDB).
Os homenageados
- Cidadão Benemérito
O título é destinado à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural, político, tenha prestado relevante serviço de interesse público ao município.
Homenageado – Adão José Fighera
Trajetória – Bancário aposentado, tem um trabalho dedicado ao Rotary Dores. Atualmente, é presidente do Conselho Administrativo do Banco de Alimentos.
“Gratidão a tantos familiares e amigos. Gratidão à comunidade de Santa Maria, representada pelos vereadores neste Parlamento. A solidariedade é o melhor sentimento que expressa o respeito à dignidade humana – respeita e aprende com o outro”.
- Cidadão Santamariense
A homenagem é conferida à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, tenha prestado relevante serviço a Santa Maria.
Homenageado – Claudio Azevedo
Trajetória – Do Rio de Janeiro, é médico da reserva do Exército e chegou em Santa Maria em 1999. Atualmente, é diretor técnico do hospital da Unimed de Santa Maria e vice-presidente da cooperativa médica na cidade. Atuou na tragédia da boate Kiss.
“Foi grande a surpresa que me acometeu por ser agraciado com essa grande honraria. Tinha certeza que aqui teria uma carreira exitosa. Senti desde que cheguei que os meus melhores caminhos estavam aqui”.
- Honra ao Mérito
A Honra ao Mérito é conferida à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana.
Homenageado – José Carlos Sallet de Almeida e Silva
Trajetória – De Passo Fundo, é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ingressou na Brigada Militar em 1994 e, desde 2020, o tenente-coronel é comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.
“Sinto-me honrado. Na verdade, eu pessoalizo o reconhecimento do povo santa-mariense, através dos vereadores, o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros na Região Central”.
- Vereador Emérito
O título é conferido a ex-vereador que tiver completo uma Legislatura, no mínimo.
Homenageado – Renor Beltrami
Trajetória – Formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, assumiu o cargo aos 23 anos e exerceu o mandato de vereador de 1977 a 1982. Diretor do Grupo Diário, foi secretário de Saúde nos governos Evandro Behr e José Farret.
“O tempo passou e o aprendizado foi grande. Voltando aqui, fico muito feliz em ser agraciado com essa honraria. A comunidade merece que todos nós trabalhemos para crescer, não individualmente, mas toda comunidade”.
- Coração do Rio Grande
A medalha é concedida às personalidades internacionais e nacionais que contribuíram, efetivamente, para o progresso de Santa Maria.
Homenageado – Abdon Barretto Filho
Trajetória – Da Bahia e formado em economia pela Universidade Federal desse Estado, veio para o Rio Grande do Sul em 1983. É palestrante, escritor, professor e atuou em projetos voltados ao desenvolvimento do turismo.
“Eu fiquei muito feliz pelo reconhecimento de um trabalho de 40 anos de amor pela cidade. Onde, como economista e especializado em marketing político, dei pequenas contribuições que parece que, após 40 anos, elas vingaram. Eu quero dedicar a todos que acompanham o meu trabalho e às pessoas que amam Santa Maria”.